quarta-feira, 14 de maio de 2014

Satoru Iwata explica por que a Nintendo está apostando em novos negócios


Algum tempo atrás, a Nintendo anunciou novos planos, sugerindo que ela entraria no ramo da “qualidade de vida” com possíveis produtos de saúde. A história ficou um bocado mal explicada e muitas reclamaram que a companhia estaria abandonando a indústria dos games.
Para esclarecer todas essas questões, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, liberou informações oficiais no site da Nintendo Japonesa comentando qual é a linha de pensamento da companhia e o que ela pretende fazer daqui pra frente. Confira parte do que ele falou:
“Quanto à rentabilidade de qualquer negócio relaciona a video games, nunca existe uma demanda básica por jogos, então sempre é algo que depende do ambiente dos negócios. Assim como era difícil prever o desempenho (de vendas) do Nintendo DS e do Wii antes de seus lançamentos, os quais provaram serem capazes de exceder nossas expectativas, em outras vezes, nossos produtos podem não atingir nossas expectativas, como no caso do Wii U.
Isto é inevitável no ramo do entretenimento. Atualmente, a Nintendo tem o console de caso e o portátil, e veríamos grandes resultados nessas duas plataformas se ambas mostrassem bons desempenhos; contudo, nosso negócio se tornaria medíocre se uma delas vacilasse, e se as duas dessem errado, isto seria algo que afetaria negativamente nosso negócio.
Decidimos estabelecer novas plataformas de negócio não porque estamos sendo pessimistas com o futuro dos video games, mas para se preparar para uma situação desafiadora. Sem outros pilares, o fracasso de nossos video games teria diretamente uma influência negativa em nossos resultados financeiros e o mercado responderia com duras críticas. Considerando a situação, a Nintendo deve considerar outros pilares que aproveitem seus pontos fortes.

Como eu disse antes, as pessoas, incluindo nós, temos considerado a Nintendo como uma empresa de jogos nos últimos 30 anos. Entretanto, eu acredito que a natura intrínseca do entretenimento é muito mais ampla do que vemos hoje. Acreditamos que podemos estabelecer um novo tipo de negócio se considerarmos nosso papel como indústria de entretenimento.”
Vale salientar ainda que a Nintendo está tomando uma série de decisões inteligentes (como unificar algumas unidades e construir um novo centro de desenvolvimento e pesquisa) para garantir que seu futuro com os video games seja promissor. Como você pode ver, a ideia é apenas ter uma carta na manga. A explicação de Iwata serviu para aliviar a tensão? Você está junto com a Nintendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário