Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTech
De acordo com relatório emitido pela companhia de consultoria Futuresource Consulting, aSony já pode comemorar fervorosamente: até 2018, 36 milhões de unidades do PlayStation 4 deverão ser vendidas; o Xbox One deverá chegar à marca dos 30 milhões de consoles comercializados mundo afora. “O Xbox One vai ser bem recepcionado nos EUA devido à fidelidade dos clientes [da Microsoft]”, afirma o levantamento.
“O posicionamento [do Xbox One] como central de multimídia integrada vai desbravar algumas possibilidades de mercado. Ainda assim, atingir esta posição nesta categoria [de acessórios de congregação de mídias] será um desafio”, pontua o documento.
Mercados
Japão e Europa continental deverão ser os territórios majoritários das vendas do PlayStation 4. Devido ao preço mais baixo do console – e às custas de um serviço de relações públicas consolidado em ambos os espaços –, uma vantagem considerável deverá ser obtida pela Sony sobre a Microsoft. As vendas do Xbox One vão se escorar, sobretudo, na fidelidade de seus usuários; os EUA, assim, pretendem ser o principal cliente da empresa fundada por Bill Gates.
Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTechUma última geração de consoles?
Uma afirmação contundente é feita também pela Futuresource Consulting. “Devido ao aumento da disponibilização de plataformas de alta qualidade para jogos, como dispositivos móveis e avanços esperados por parte de empresas como Apple e Google, pode ser que as bases instaladas do PlayStation 4 e do Xbox One sejam 20% menores em relação à geração precedente de consoles”, sugere o estudo.
Fonte da imagem: Reprodução/Swishost
Significa dizer, ainda conforme observa o documento, que a convergência de mídias tem gerado uma concorrência não tradicional às desenvolvedoras de video games. “Poderíamos estar olhando para a última geração de consoles de jogos da forma como conhecemos”, dizem os analistas da companhia de consultoria.
Uma revitalização, afinal
Mesmo prevendo um tipo de colapso na forma com que os consoles tradicionais são desenvolvidos e comercializados, a Futuresource Consulting aforma que “o lançamento da próxima geração de video games vai revitalizar o mercado dos jogos em 2014, contrariando a tendência à queda que temos notado nos últimos anos”.
Teremos certeza do quão acertada são essas previsões apenas em 2018. Esperemos, portanto.
Fonte: MCV
Nenhum comentário:
Postar um comentário